sexta-feira, 30 de abril de 2010

LomoMania

(www.lomography.com)

Aos desavisados, sou jornalista (com diploma), então pelo menos há uns dez anos a fotografia faz parte efetivamente do cotidiano! Bem melhor assim!

Como mais um capítulo dessa história de amor (hihihi) chegou a minha câmera LOMO!!!! Comprei a Diana mini, que é a versão petit da máquina mais famosa dos amantes da Lomografia, a Diana F+.

fotos tiradas pelo Iphone. Como pode, né? Um dos celulares mais prafrentéx retratando uma câmera da época da vovó!
A embalagem já é de se apaixonar!

As máquinas Lomo fazem umas artes lindas com imagens que em princípio julgamos simples. Podem ser manipuladas pelo foco, cor do flash (há lâminas verdes, vermelhas, etc) abertura do diafragma, velocidade do obturador... um tantinho diferente das digitais, non? Vou ser sincera, eu amooooo câmeras digitais. Logo que elas sairam tratei de traçar uma e não parei de fotografar o que via pela frente, e isso até hoje, com a ajuda imensa dos celulares. As fotos digitais de certa forma trouxeram mais pessoas para o mundo da fotografia, o que é bem bacana.

A Diana Mini, assim como as demais câmeras Lomo, trazem de volta a arte de manipular a foto em sua essência, se é que posso dizer assim. Saem verdadeiras obras primas, são lindas. O que me motivou a compra da minha é justamente retratar mais meu cotidiano e poder expor aqui em casa de uma forma mais bacana. Até porque nem sempre mandamos revelar todas aquelas fotos digitais, né?

Como diz minha mãe: "Eu prefiro é a máquina de papel, que sai logo a foto e pronto! Essas digitais vocês enrolam para revelar!" Tá certíssima!
Ah, apesar de eu ter comprado minha Diana Mini na loja oficial, aqui em Brasília há uma loja/galeria chamada F/508, que vende câmeras Lomo, ministra cursos de fotografia (quero fazer outro!) e tem umas exposições.